II Samuel 23
1 E ESTAS são as ultimas palavras de David: diz David, filho de Isai; e diz o varão que foi posto alto: o Ungido do Deos de Jacob, e o suave em psalmos de Israel.
3 Disse o Deos de Israel, a Rocha de Israel a mim me fallou: haverá hum Senhoreador sobre os homens, justo, Senhoreador no temor de Deos.
4 E será como a luz da manhã, <em>quando</em> sahe o Sol. da manhã sem nuvens, <em>quando</em> por <em>seu</em> resplandor, e por chuva a erva <em>brota</em> da terra.
5 Ainda que minha casa não esta assim para com Deos: com tudo hum concerto eterno estabeleceo comigo, que em tudo está bem ordenado e guardado; pois toda minha salvação e todo meu prazer está <em>´nelle</em>, não obstante que <em>ainda o</em> não faz brotar.
6 Porem os <em>varões</em> de Belial, todos serão como os espinhos, que se lanção fora: porquanto se lhe não pode pegar com a mão.
7 Mas qualquer que os <em>quizer</em> tocar, bem se provê de ferro, e da aste de huma lança: e com fogo totalmente serão queimados no mesmo lugar.
8 Estes são os nomes dos Herões, que David teve: Joseb-Bassebeth, <em>filho de</em> Tahehemoni, o principal dos capitães; este era Adino Esnita, <em>que seopusera</em> a oito centos, e os ferio de huma vez.
9 E depois delle Eleazar filho de Dodó, filho de Ahohi, entre os tres Herões que estavão com David, quando aos Philisteos provocárão: <em>que</em> ali se ajuntárão á peleja, e os varões de Israel subirão.
10 Este se levantou, e ferio aos Philisteos, até que sua mão se cansou, e a mão se lhe pegou á espada; e aquelle dia Jehovah obrou hum grande livramento: e o povo se tornou após elle, somente a tomar o despojo.
11 E depois delle Sammá filho de Agé, o Hararita: quando os Philisteos se ajuntárão em huma multidão, aonde havia hum pedaço de chão cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos Philisteos.
12 <em>Este</em> pois se pôs no meio d`aquelle pedaço <em>de chão</em>, e defendeo o, e ferio aos Philisteos: e Jehovah obrou hum grande livramento.
13 Tambem tres dos trinta cabeças descendérão, e viérão na sega a David, á caverna de Adullam: e a multidão dos Philisteos assentara arraial no valle de Rephaim.
15 E teve David desejo, e disse: quem me dará de beber da agua da cisterna de Bethlehem, que está á porta?
16 Então aquelles tres Herões romperão pelo arraial dos Philisteos, e tirárão agua da cisterna de Bethlehem, que esta á porta; e a tomárão e trouxérão a David: porem elle não a quiz beber, mas derramou a perante Jehovah.
17 E disse, nunca Jehovah me aconteça, que tal faça; <em>beberia eu</em> o sangue dos varões, que forão a risco de sua vida? assim que a não quiz beber: isto fizérão aquelles tres Herões.
18 Tambem Abisai, irmão de Joab, filho de Zeruia, era cabeça de tres; e este alçou sua lança contra trezentos feridos: e tinha nome entre os tres.
19 Porventura este não era o mais nobre dentre estes tres? pois era o primeiro delles; porem aos <em>primeiros</em> tres não chegou.
20 Tambem Benaia filho de Joiada, filho de hum valente varão, de Cabseel, grande em obras: este ferio dous fortes leões de Moab; e descendeo elle, e ferio a hum leão em meio de huma cava, no tempo de neve.
21 Tambem este ferio a hum varão Egypcio, varão de respeito: e em mão do Egypcio havia huma lança, porem elle descendeo a elle com hum cajado, e arrancou a lança da mão do Egypcio, e matou o com sua <em>propria</em> lança.
23 Dentre os trinta elle era o mais nobre, porem aos tres <em>primeiros</em> não chegou: e David o pós sobre seus guardas.