1
ORA, irmãos, rogamos-vos pela vinda de nosso Senhor Jesu-Christo, e por nosso recolhimento a elle.
2
Que vos não movais facilmente do entendimento, nem <em>vos</em> perturbeis, nem por espirito, nem por palavra, nem por Epistola como de nós <em>escrita</em>, como se o dia de Christo ja estivéra perto.
3
Ninguem vos engane em maneira nenhuma: porque <em>não virá</em> até que primeiro não venha a apostasia, e se manifeste o homem de peccado, o filho de perdição.
4
O qual se oppoem, e se levanta sobre tudo o que se chama Deos, ou <em>como Deos</em> se adora; assim que como Deos no templo de Deos se assentará, fazendo-se parecer Deos.
5
Não vos lembrais, que estando eu ainda com vosco, estas cousas vos dizia?
6
E agora <em>bem</em> sabeis vós que he o que o retenha, para que a seu proprio tempo seja manifestado.
7
Porque ja o mysterio de injustiça se obra: somente o que agora o retem, o <em>reterá</em> até que do meio seja <em>tirado</em>.
8
E então será manifestado aquelle injusto, ao qual o Senhor desfará, pelo Espirito de sua boca, e o aniquilará pelo apparecimento de sua vinda;
9
Aquelle <em>digo</em>, cuja vinda he segundo a efficacia de Satanás, com toda potencia, e sinaes, e prodigios de mentira.
10
E com todo engano de iniquidade em os que perecem: porquanto não recebérão o amor da verdade, para se salvarem.
11
E portanto Deos lhes enviará afficacia de error, para que creão á mentira.
12
Para que sejão condemnados todos os que não crérão á verdade, antes tivérão prazer na iniquidade.
13
Mas sempre devemos dar graças a Deos por vósoutros irmãos, que do Senhor sois amados, de que Deos vos elegeo desde o principio para salvação, em santificação do Espirito, efé da verdade:
14
Para o que por nosso Evangelho vos chamou, para acquirição da gloria de nosso Senhor Jesu-Christo.
15
Pelo que, irmãos, estai <em>firmes</em>, e retende as tradiçoes, que vos forão ensinadas, seja por palavra, ou por Epistola nossa.
16
E nosso Senhor Jesu-Christo mesmo, e nosso Deos e Pai, que nos amou. e em graça nosdeo huma eterna consolação, e boa esperança.
17
Console vossos coraçoes, e vos conforte em toda boa palavra e obra.