1
PAULO Apostolo de Jesu-Christo, pela vontade de Deos, e o irmão Timotheo:
2
Aos santos e fieis irmãos em Christo, que estão em Colossas: Graça e paz hajais de Deos nosso Pai, e o Senhor Jesu-Christo.
3
Graças damos ao Deos e Pai de nosso Senhor Jesu-Christo, sempre orando por vósoutros:
4
Porquanto ouvimos de vossa fé em Christo Jesus, e da caridade <em>que tendes</em> para com todos os santos:
5
Pela esperança que vos está reservada em os ceos. da qual d'antes já ouvistes pela palavra da verdade do Evangelho.
6
O qual já chegou a vósoutros, como tambem em todo o mundo: e já vai fructificando, como tambem em vósoutros, desde o dia que ouvistes e conhecestes a graça de Deos em verdade:
7
Como tambem aprendestes de Epaphra nosso amado conservo, que para vósoutros he hum fiel ministro de Christo:
8
O qual tambem nos declarou vossa caridade em o Espirito.
9
Portanto tambem desde o dia que o ouvimos, não cessamos de por vósoutros orar, e pedir que sejais cheios do conhecimento de sua vontade, em toda sabedoria e intelligencia espiritual:
10
Para que possais andar dignamente em o Senhor, agradando-lhe em tudo, fructificando em toda boa obra, e crescendo em o conhecimento de Deos.
11
Corroborados em toda fortaleza, segundo a força de sua gloria, em toda paciencia e longanimidade com gozo:
12
Dando graças ao Pai, que nos fez idoneos para <em>ter</em> parte na herança dos santos em a luz.
13
O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou ao Reino do Filho de seu amor.
14
Em o qual temos a redempção por seu sangue, <em>a saber</em> a remissão dos peccados.
15
O qual he a imagem do Deos invisivel, o primogenito de toda creatura.
16
Porque por elle forão creadas todas as cousas que ha nos Ceos e na terra, visiveis e invisiveis, sejão thronos, sejão dominaçoes, sejão principados, sejão potestades: todas as cousas forão creadas por elle e para elle:
17
E elle he antes de todas as cousas, e todas as cousas consistem por elle.
18
E elle he a cabeça do corpo da Igreja, sendo o principio <em>e</em> o primogenito dos mortos, para que entre todos tenha o primado.
19
Porque o bom prazer <em>do Pai</em> foi, que toda plenidão nelle habitasse:
20
E que havendo por elle feito a paz pelo sangue de sua cruz, por elle comsigo mesmo reconciliasse todas as cousas, seja as que na terra, seja as que nos ceos estão.
21
E a vós que d'antes estaveis alienados, e ereis inimigos no entendimento, em obras más, todavia agora vos reconciliou:
22
Em o corpo de sua carne, pela morte, para perante si vos apresentar <em>por</em> santos, e irreprehensiveis, e inculpaveis:
23
Se porém permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do Evangelho, que ouvido tendes, o qualhe prégado entre toda creatura, que ha debaixo do Ceo: do qual eu Paulo estou feito ministro:
24
<em>E</em> agora me regozijo em o que padeço por vósoutros, e cumpro em minha carne o resto das afflicçoes de Christo, por seu corpo, que he a Igreja.
25
Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deos, que para vós me foi dada, para cumprir a palavra de Deos:
26
<em>Convem a saber</em> o mysterio que foi occulto desde <em>todos</em> os seculos, e desde <em>todas</em> as gerações: mas agora he manifestado a seus santos.
27
Aos quaes Deos quiz fazer notorio, quaes sejão as riquezas da gloria deste mysterio entre os Gentios, que entre vósoutros he Christo, a esperança da gloria:
28
Ao qual annunciamos, amoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda sabedoria: para que a todo homem apresentemos perfeito, em Christo Jesus
29
Em o que tambem trabalho, combatendo segundo sua efficacia, que em mim obra com potencia.