Esdras 5
1 E HAGGAI Propheta, e Zacharias, filho de Iddó, Prophetas, prophetizárão aos Judeos que estavão em Juda, e em Jerusalem: em nome do Deos de Israel lhes <em>prophetizárão</em>.
2 Então se levantarão Zerubabel filho de Sealthiel, e Jesua filho de Josadak, e começárão a edificar a casa de Deos, que <em>habita</em> em Jerusalem: e com elles os Prophetas de Deos, que os ajudavão.
3 Naquelle tempo veio a elles Thathnai, Governador d`aquem do rio, e Sthar-Boznai, e sua companhia e disserão-lhes assim; quem vos deu mandado para edificar esta casa, e restaurar este muro?
5 Porem os olhos de seu Deos estavão sobre os Anciãos dos Judeos, e não os impedirão, até que a causa viesse a Dario, e então respondessem por carta sobre isso.
6 Teor da carta, que Thathnai, o Governador d`aquem do rio, com Sthar-Bosnai, e sua companhia, os Aphersechaitas, que estavão d`aquem do rio, enviãrão ao Rei Dario.
8 Seja notorio a el Rei, que fomos á provincia de Juda, á casa do grande Deos, que se edifica com grandes pedras, e <em>ja</em> a madeira se pãem nas paredes: e esta obra apresuradamente se faz, e prospéra em suas mãos.
9 Então perguntámos aos Anciãos, e assim lhes dissemos: quem vos deu mandado para edificar esta casa, e restaurar este muro?
10 De mais disto lhes perguntámos tambem seus nomes, para fazer t`os saber: para que te pudessemos escrever os nomes dos varões, que estão por cabeças entre elles.
11 E esta reposta nos dérão, dizendo: servos somos do Deos dos ceos e da terra, e edificamos a casa, que foi edificada muitos annos antes; porque hum grande Rei de Israel a edificou e aperfeiçoou.
12 Mas depois que nossos pais offendérão ao Deos dos ceos, entregou-os em mãos de Nebucadnezar, Rei de Babylonia, o Chaldeo: o qual destruio esta casa, e a gente transportou a Babylonia.
13 Porem no anno primeiro de Cyro, Rei de Babylonia, o Rei Cyro deu mandado, para edificar esta casa de Deos.
14 E até os vasos da casa de Deos, que erão de ouro e prata, que Nebucadnezar tomou do Templo que estava em Jerusalem, e os meteo no templo de Babylonia, el Rei Cyro os tirou do templo de Babylonia, e derão-os a hum varão, cujo nome era Sesbazar, a quem puzéra por Governador.
15 E disse-lhe, toma estes vasos, vai, e leva-os ao Templo, que está em Jerusalem: e faze edificar a casa de Deos, em seu lugar.