I Samuel 15
1 ENTÃO disse Samuel a Saul, Jehovah me enviou, a que te ungisse por rei sobre seu povo, sobre Israel: ouve pois agora a voz das palavras de Jehovah.
2 Assim diz Jehovah dos exercitos, visitado tenho o que fez Amalek a Israel: como se lhe opôs no caminho, quando subia de Egypto.
3 Vai pois agora, e fere a Amalek; e ponde em interdito a tudo quanto tiver, e não lhe perdões: porem matarás desdo varão até a mulher, desdos meninos até os da mama, desdos bois até as ovelhas, <em>e</em> desdos camelos até os asnos.
4 O que Saul denunciou ao povo, e contou-os em Telaim, duzentos mil homens de pé: e dez mil varões de Juda.
6 E disse Saul aos Keneos, ide vós, retirai-vos, e sahi-vos do meio dos Amalekitas, para que vos não expelia juntamente com elles, porque vos usastes de misericordia com todos os filhos de Israel, quando subírão de Egypto: assim os Keneos se retirarão do meio dos Amalekitas.
9 Assim que Saul e o povo perdoárão a Agag, e o melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda sorte, e aos cordeiros, e ao melhor que havia, e não os quizérão por em interdito: porem a toda cousa desprezivel e esvaecivel posérão em interdito.
11 Arrependo-me de haver posto a Saul por rei; porquanto se tomou de após mim, e não confirmou minhas palavras: então Samuel se encendeo, e toda a noite clamou a Jehovah.
12 E madrugou Samuel a encontrar a Saul pela manhã: e foi denunciado a Samuel, dizendo; ja chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si huma columna; então rodeou, e passou, e descendeo a Gilgal.
13 Veio pois Samuel a Saul: e Saul lhe disse; bemdito tu de Jehovah; confirmei a palavra de Jehovah.
14 Então disse Samuel, que berro pois de ovelhas em meus ouvidos he este, e o berro de vacas, que ouço?
15 E disse Saul, de Amalek as trouxérão; porquanto o povo perdoou ao melhor das ovelhas e das vacas, para offerecélas a Jehovah teu Deos: o resto porem temos posto em interdito.
16 Então disse Samuel á Saul; espera, e notificar-te-hei o que Jehovah me disse esta noite: e elle disse-lhe; falia.
17 E disse Samuel; porventura, sendo tu pequeno em teus olhos, não foste por cabeça das tribus de Israel? e Jehovah te ungio por rei sobre Israel.
18 E enviou te Jehovah a este caminho, e disse; vai, e pôe em interdito a estes peccadores, os Amalekitas, e peleja contra elles, até que os aniquiles.
19 Porque pois não déste ouvidos á voz de Jehovah: antes voaste ao despojo; e fizeste o que parecia mal em olhos de Jehovah?
20 Então disse Saul a Samuel, antes dei ouvidos á voz de Jehovah, e caminhei o caminho, a que Jehovah me enviou: e trouxe a Agag, rei de Amalek, e aos Amalekitas pós em interdito.
21 Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito: para offerecer a Jehovah teu Deos em Gilgal.
22 Porem Samuel disse; tem porventura Jehovah prazer em holocaustos e sacrifiicios, como em obedecer á palavra de Jehovah? eis que obedecer he melhor que sacrificio; estar attento <em>melhor he</em> que o sebo de carneiros.
23 Porque a rebelião he peccado de feitiçaria, e o porfiar he idolatria e culto de imagens: porquanto engeitaste a palavra de Jehovah, tambem elle te engeitou, para que não sejas rei.
24 Então disse Saul a Samuel; pequei; porquanto tenho traspassado o dito de Jehovah, e tuas palavras: porque temi ao povo, e dei ouvidos a sua voz.
26 Porem Samuel disse a Saul, não tornarei comtigo: porquanto engeitaste a palavra de Jehovah, ja te engeitou Jehovah, para que não sejas rei sobre Israel.
28 Então Samuel lhe disse; Jehovah tem rasgado de ti hoje o reino de Israel: e o tem dado a teu proximo, melhor que tu.
29 E tambem aquelle que he a victoria de Israel, não mente, nem se arrepende: porquanto não he homem, para que se arrependa.
30 Disse pois, pequei; honra-me porem agora perante os anciãos de meu povo, e perante Israel: e torna-te comigo, para que adore a Jehovah teu Deos.
32 Então disse Samuel, trazei-me aqui a Agag rei dos Amalekitas; e Agag veio a elle melindrosamente: e disse Agag; em verdade ja se desviou a amargura da morte.