I Samuel 18
1 E FOI que, acabando elle de fallar com Saul, a alma de Jonathan se liou com a alma de David: e Jonathan amou-o, como a sua <em>propria</em> alma.
3 E Jonathan e David fizérão alliança: porquanto <em>Jonathano</em> amava como a sua <em>propria</em> alma.
4 E Jonathan se tirou a capa, que trazia, e a deu a David: como tambem seus vestidos, até sua espada, e seu arco, e seu cinto.
5 E sahia David aonde quer que Saul o enviava, e havia se prudentemente, e Saul o pós sobre a gente de guerra: e agradava em olhos de todo o povo, e até em olhos dos servos de Saul.
6 Succedeo porem que, vindo elles, e tornando David de ferir aos Philisteos, as mulheres de todas as cidades de Israel sahirão ao encontro ao rei Saul, cantando, e em danças: com adufes, com alegria, e com instrumentos de musica.
7 E tangendo as mulheres <em>humas ás outras</em> se respondião, e dizião: Saul ferio seus miles, porem David seus dez miles.
8 Então Saul se indignou muito, e aquella palavra pareceo mal em seus olhos; e disse; dez mil derão a David, e a mim <em>somente</em> mil: em verdade que tambem o reino será para elle.
10 E aconteceo o dia seguinte, que o mao espirito <em>da parte</em> de Deos envestio a Saul, e profetizava em meio de casa; e David tocava com sua mão o instrumento musical, como de dia em dia: Saul porem tinha na mão numa lança.
11 E Saul atirou com a lança dizendo; encravarei a David na parede: porem David se desviou delle <em>por</em> duas vezes.
17 Pelo que Saul disse a David; eis que a Merab minha filha maior te darei por mulher; tam somente me sé filho valoroso, e guerréa as guerras de Jehovah: (porquanto Saul dizia, não minha mão, senão a dos Philisteos seja contra elle.)
18 Mas David disse a Saul; quem sou eu, e que he minha vida, e a familia de meu pai em Israel, para ser genro d`el Rei?
19 Succedeo porem, que ao tempo que Merab, filha de Saul, se devia dar a David, ella se deu por mulher a Adriel Meholathita.
20 Mas Michal,a <em>outra</em> filha de Saul, amava a David: o que sendo denunciado a Saul, pareceo isto recto em seus olhos.
21 E Saul disse; lhe a darei, para que lhe seja por laço, e a mão dos Philisteos venha contra elle: pelo que Saul disse a David; com a outra serás hoje meu genro.
22 E Saul mandou a seus servos; fallai em segredo a David, dizendo; eisque el Rei te está mui affeiçoado, e todos seus servos te amão: agora pois aceita ser genro d`el Rei.
23 E os servos de Saul fallárão todas estas palavras aos ouvidos de David: então disse David; pouco vos parece em vossos olhos, ser genro d`el Rei? sendo eu homem pobre e desprezivel?
25 Então disse Saul, assim direis a David: o contentamento d`el Rei não está em o dote, senão em cem prepucios de Philisteos, para que se tome vingança dos inimigos d`el Rei: porquanto Saulpensava-de derribara David por mãos dos Philisteos.
26 E seus servos denunciárão a David estas palavras, e este negocio pareceo recto em olhos de David, de que fosse genro d`el Rei: porem ainda os dias se não havião cumprido.