II Reis 13
1 DESDO anno vinte e tres de Joas, filho de Achazias, Rei de Juda, reinou Joachaz, filho de Jehu, sobre Israel em Samaria, dez e sete annos.
2 E fez o que parecia mal em olhos de Jehovah: porque andou apos os peccados de Jerobeam, filho de Nebat, que fez peccar a Israel; não se apartou delles.
3 Pelo que a ira de Jehovah se encendeo contra Israel: e deu-os em mão de Hazael Rei de Syria, e em mão de Ben-Hadad filho de Hazael, todos aquelles dias.
4 Porem Joachaz orou seriosamente á face de Jehovah: e Jehovah O ouvio; porque vio a oppressão de Israel, que os opprimia o Rei de Syria.
5 (Assim que Jehovah deu libertador a Israel, e sahirão de debaixo das mãos dos Syrios: e os filhos de Israel habitarão em suas tendas, como d`antes.
6 Com tudo se não apartárão dos peccados da casa de Jerobeam; que fez peccar a Israel: <em>porem</em> elle ándou nelles: e tambem o bosque ficou em pé em Samaria.)
7 Porque não deixára a Joachaz <em>mais</em> povo, senão <em>só</em> cincoenta cavalleiros, e dez carros, e dez mil homens de pé: porquanto o Rei de Syria os matára, e félos como ao pó, trilhando <em>os</em>.
8 Ora o de mais, dos successos de Joachaz, e tudo quanto fez <em>mais</em>, e seu poder, porventura não está escrito no livro das Chronicas dos Reis de Israel?
9 E Joachaz dormio com seus pais, e o sepultárão em Samaria: e Joas, seu filho, reinou em seu lugar.
10 Desdo anno trinta e sete de Joas, Rei de Juda, reinou Joas, filho de Joachaz, sobre Israel em Samaria, dez e seis annos.
11 E fez o que parecia mal em olhos de Jehovah: não se apartou de todos os peccados de Jerobeam, filho de Nebat, que fez peccar a Israel; <em>porem</em> andou nelles.
12 Ora o de mais dos successos de Joas, e de tudo quanto fez <em>mais</em>, e seu poder, com que pelejou contra Amasias, Rei de Juda, por ventura não está escrito no livro das Chronicas dos Reis de Israel?
13 E Joas dormio com seus pais, e Jerobeam se assentou em seu throno: e Joas foi sepultado em Samaria, junto aos Reis de Israel.
14 E adoecéra Eliseo de sua doença de que morreo: e Joas Rei de Israel, descendéra a elle, e chorara sobre sua face, e dissera; pai meu, pai meu, carro de Israel, e seus cavalleiros?
16 Então disse ao Rei de Israel, põe tua mão ao arco; e poz sua mão <em>a elle</em>, e Eliseo poz suas mãos sobre as mãos do Rei.
17 E disse, abre a janella para o Oriente; e abrio-a: então disse Eliseo, atira; e atirou; e disse, a frecha he do livramento de Jehovah, e a frecha do livramento contra os Syrios; porque ferirás aos Syrios em Aphek, até os consumir.
18 Disse mais, toma as frechas; e tomou-as: então disse ao Rei de Israel, fére a terra; e ferio a tres vezes, e cessou.
19 Então o varão de Deos se indignou muito contra elle, e disse, cinco ou seis vezes a houvérasde ferir; então feririas aos Syrios, até os consumir: porem agora <em>só</em> tres vezes ferirás aos Syrios.
20 Depois morreo Eliseo, e o sepultarão: e as tropas dos Moabitas entrárão na terra á entrada do anno.
21 Esuccedeoque,enterrandoahum homem, eis que virão huma tropa, e lançarão o homem na sepultura de Eliseo: e cahindo <em>nella o</em> homem, e tocando os ossos de Eliseo, reviveo, e levantou-se sobre seus pés.