Atos 28
2 E usárão os Barbaros comnosco de não pouca humanidade: porque accendendo hum grande fogo, nos recolherão a todos, por causa da chuva que sobrevinha, e por amor do frio.
3 E havendo Paulo achegado quantidade de vides, e pondo-as no fogo, sahindo da quentura huma vibora, lhe acometteo á mão.
4 E vendo-lho os Barbaros a bicha dependurada da mão, dizião huns aos outros: Certamente homicida he este homem, ao qual do mar escapando, a vingança não deixa viver.
6 E elles esperavão que se havia de inchar, ou cahir morto de repente. Porém havendo ja esperado muito, e vendo que nenhum incommodo lhe sobrevinha, mudados <em>de parecer</em>, dizião, que era Deos.
7 E ali perto daquelle mesmo lugar tinha humas herdades o principal da ilha, por nome Publio; o qual nos recebeo, e nos hospedou por tres dias benignamente.
8 E aconteceo, que estava o pai de Publio de cama, enfermo de febres, e dysenteria; ao qual Paulo entrou; e havendo orado, pôz as mãos sobre elle, e o curou.
10 Os quaes tambem nos honrárão com muitas honras: e havendo de navevegar, nos proverão das cousas necessarias.
11 E tres mezes depois, partimos em hum navio Alexandrino, que invemára na ilha: o qual tinha por insignia, Castor e Pollux.
13 Donde indo costeando, viémos a Rhegio; e hum dia depois ventando o sul, viémos o segundo dia a Puteolos.
14 Aonde achando <em>alguns</em> irmãos, rogárão-nos que por sete dias ficassemos com elles, e assim viémos a Roma.
15 E ouvindo os irmãos novas de nósoutros, desde lá ao encontro nos sahirão até a praça de Appio, e ás tres Vendas, e vendo-os Paulo, deo graças a Deos, e tomou animo.
16 E como chegamos a Roma, entregou o Centurião os prezos ao General dos exercitos: porém a Paulo se lhe permittio morar sobre si á parte, com o soldado que o guardava.
17 E aconteceo, que tres dias depois, convocou Paulo aos que erão os Principaes dos Judeos; e juntos elles, disse-lhes: Varoens irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo, ou contra os ritos paternos, vim <em>comtudo</em> prezo desde Jerusalem, entregue em mãos dos Romanos.
18 Os quaes, havendo-me examinado, <em>me</em> querião soltar, por não haver em mim nenhum crime de morte.
19 Porém contradizendo-o os Judeos, me foi forçoso appellar a Cesar: não <em>porém</em> como que tenha de que accusar a minha nação.
20 Assim que por esta causa vos tenho chamado a mim, para <em>vos</em> ver e falar: porque pela esperança de Israël estou eu rodeado desta cadeia.
21 Porém elles lhe dissérão: nósoutros nem de Judea cartas algumas ácerca de ti recebemos, nem vindo aqui algum dos irmãos, nos denunciou, nem falou de ti algum mal.
22 Porém bem quizeramos ouvir de ti o que sentes: porque, quanto a esta Seita, notorio nos he que em todo lugar se lhe contradiz.
23 E havendo-lhe elles assinalado hum dia, viérão a elle muitos á pousada; aos quaes declarava, e testificava o Reino de Deos; e procurava persuadi-los á fé de Jesus, assim pela ei de Moyses, como <em>pelos</em> Prophetas, desde pela manhã ate a tarde.
25 E como ficárão entre si discordes, despedirão-se, dizendo Paulo <em>esta</em> palavra: que bem falou o Espirito Santo por Isaias o Propheta a nossos pais,
26 Dizendo: Vai a este povo, e dize: de ouvido ouvireis, e em maneira nenhuma entendereis: e vendo vereis, e em maneira nenhuma enxergareis.
27 Porque engrossado está o coração deste povo, e dos ouvidos pesadamente ouvirão, e os olhos fechárão; para que nunca dos olhos vejão, nem dos ouvidos oução, nem do coração entendão, e se convertão, e eu os cure.
28 Seja-vos pois notorio, que ás Gentes he enviada esta salvação de Deos; e ellas <em>a</em> ouvirão.