Mateus 10
1 E CHAMANDO a si a seus doze discipulos, deo-lhes poder sobre os espiritos immundos, para os lançarem fóra, e curarem toda enfermidade, e todo mal.
2 Ora os nomes dos doze Apostolos, são estes: o primeiro, Simão, chamado Pedro, e André seu irmão: Jacobo <em>o filho</em> de Zebedeo, e João seu irmão.
3 Philippe e Bartholomeo: Thomé, e Mattheus o publicano: Jacobo o <em>filho</em> de Alpheo: e Lebbeo, por sobrenome Thaddeo.
5 A estes doze enviou Jesus, e lhes mandou, dizendo: pelo caminho das Gentes não ireis, nem em cidade <em>alguma</em> de Samaritanos entrareis.
8 Curai aos enfermos, alimpai aos leprosos, resuscitai aos mortos, lançai fóra aos demonios: de graça o recebestes, dai-o de graça.
10 Nem alforges para o caminho, nem duas tunicas, nem alparcas, nem bordão: porque digno he o obreiro de seu alimento.
11 E em qualquer cidade, ou aldêa, que entrardes, informai-vos de quem nella seja digno, e ficai ali até que saiais.
13 E se a casa for digna, venha sobre ella vossa paz: porém se digna não for, torne-se vossa paz a vósoutros.
14 E qualquer que vos não receber, nem vossas palavras ouvir, sahindo daquella casa, ou cidade, sacudi o pó de vossos pés.
15 Em verdade vos digo, que mais toleravel será <em>para os</em> da terra de Sodoma e Gomorrha no dia do juizo, do que <em>para</em> aquella cidade.
16 Vêdes aqui, eu vos envio como a ovelhas no meio dos lobos: portanto sêde prudentes como serpentes, e simples como pombas.
17 Porém guardai-vos dos homens; porque vos entregarão em concilios, e vos açoutarão em suas Synagogas.
18 E até ante Governanadores e Reis sereis levados por causa de mim, para que a elles, e aos gentios lhes conste.
19 Mas quando vos entregarem, não estejais sollicitos de como, ou que haveis de falar: porque naquella mesma hora vos será dado o que haveis de falar.
21 E o irmão entregará á morte ao irmão, e o pai ao filho: e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão.
22 E de todos sereis aborrecidos por causa de meu nome: mas aquelle que perseverar até o fim, esse será salvo.
23 Assim que quando vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo, que não acabareis <em>de correr</em> pelas cidades de Israël, que não venha o Filho do homem.
25 Baste ao discipulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor: se ao pai de familia chamarão Beelzebú, quanto mais a seus domesticos?
26 Assim que não os temais: porque nada ha encuberto, que se não haja de descobrir; e <em>nada</em> occulto, que se não haja de saber.
27 O que vos digo em trevas, dizei-o em luz, e o que ouvirdes ao ouvido, pregai-o sobre os telhados.
28 E não temais aos que matão o corpo, e não podem matar a alma: temei antes áquelle, que assim a alma como o corpo pode destruir no inferno.
32 Portanto qualquer que me confessar diante dos homens, tambem eu o confessarei diante de meu Pai, que <em>está</em> nos ceos.
33 Porém qualquer que me negar diante dos homens, tambem eu o negarei diante de meu Pai, que <em>está</em> nos ceos.
35 Porque eu vim a pôr em dissensão ao homem contra seu pai, e á filha contra sua mãi, e á nora contra sua sogra.
37 Quem ama pai, ou mai, mais que a mim, não he digno de mim; e quem ama filho, ou filha, mais que a mim, não he digno de mim.