Mateus 15
2 Porque traspassão teus discipulos a tradição dos anciãos? pois não lavão as mãos, quando comem pão.
3 Porém respondendo elle, disse-lhes: Porque traspassais vósoutros tambem o mandamento de Deos, por vossa tradição?
4 Porque Deos mandou dizendo: Honra a teu pai, e a <em>tua</em> mãi: e, quem mal-disser ao pai, ou á mãi, morra de morte.
5 Mas vós outros dizeis: Qualquer que ao pai, ou á mãi disser; offerta <em>he</em> tudo o que de mim podeis aproveitar; e em maneira nenhuma a seu pai, ou a sua mãi honrar, <em>desobrigada fica</em>.
8 Este povo com sua boca se achega a mim, e com os beiços me honra: mas seu coração está longe de mim.
11 Não <em>he</em> o que na boca entra, <em>o</em> que ao homem contamina: mas o que da boca sahe, isso contamina ao homem.
12 Então chegando-se seus discipulos a elle, disserão-lhe: Sabes que os Phariseos, ouvindo esta palavra, se escandalizárão?
19 Porque do coração procedem máos pensamentos, mortes, adulterios, fornicaçoens, furtos, falsos testemunhos, blasfemias.
20 Estas cousas são as que ao homem contaminão; mas comer sem lavar as mãos, não contamina ao homem.
22 E eis que huma mulher Cananea, que tinha sahido daquelles termos, clamou-lhe, dizendo: Senhor, Filho de David, tem misericordia de mim; que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
23 Mas elle não lhe respondeo palavra. E chegando-se seus discipulos a elle, rogarão-lhe dizendo: Deixa-a ir, que clama após nósoutros.
27 E ella disse: Sim Senhor: porém tambem os cachorrinhos comem das migalhas que cahem da mesa de seus Senhores.
28 Então respondeo Jesus, e disse-lhe: O' mulher! grande <em>he</em> tua fé; faça-se comtigo como queres. E sarou sua filha desde aquella mesma hora.
30 E veio a elle muito povo que tinha comsigo mancos, cegos, mudos, aleijados, e outros muitos; e os lançarão aos pés de Jesus, e elle os sarou.
31 De tal maneira, que a multidão se maravilhou, vendo falar aos mudos, sãos aos aleijados, andar aos mancos, e ver aos cegos; e glorificava ao Deos de Israël.
32 E chamando Jesus a si seus discipulos, disse: Tenho intima compaixão da multidão, porque já tres dias <em>ha que</em> comigo persevera, e não tem que comer: e deixa-la ir em jejum não quero, paraque não desmaie no caminho.
33 E seus discipulos lhe disserão: Donde <em>virião</em> a nós tantos pães no deserto, para fartar tão grande multidão.